O escritório holandês MVRDV acaba divulgar o projeto para a If Factory, uma estrutura abandonada convertida em um novo edifício de 11.000 m2, com escritórios do Instituto de Pesquisa Urbana da Vanke e espaços para aluguel. Localizado em Nantou. um dos bairros mais antigos de Shenzhen, o projeto é o maior empreendimento de remodelação já proposto na cidade.
Projetado para o Departamento de Obras Públicas e para a incorporadora Vanke, o If Factory consiste, segundo os arquitetos, em “uma simples limpeza e renovação do antigo”. Com efeito, a antiga estrutura será tratada para resistir ao envelhecimento, preservando a história do edifício e mantendo o esqueleto de concreto aparente. "As paredes externas dos novos escritórios serão recuadas desta moldura para criar varandas perimetrais", informou a equipe de projeto.
O projeto contará ainda com uma grande escada pública feita de madeira, que atravessa o espaço e conecta o térreo à cobertura, oferecendo aos pedestres um passeio pelo interior da estrutura.
Proporcionando aos visitantes uma visão das atividades internas, “garantindo que este polo criativo atue com transparência e permaneça conectado à vida da comunidade”, a escadaria conduz a um jardim apelidado de Green House. Um labirinto de bambu divide essa cobertura em espaços menores que receberão atividades distintas, de jantares à aulas de dança e leitura.
Nantou é um lugar especial e fascinante, muito importante para Shenzhen. É realmente gratificante voltar a este edifício depois de expor aqui durante a Bienal de Shenzhen em 2017 com nossas ‘Aldeias Verticais’ e ideias para o futuro das cidades. Nossa proposta se baseia na ambição de fazer desta parte de Shenzhen uma força criativa, sem abrir mão do contato com o povo de Nantou, suas necessidades e a história do lugar. – Winy Maas, sócio-fundador do MVRDV.
O pavimento térreo da estrutura está atualmente abrigando uma exposição sobre a história e o desenvolvimento da região em torno do Rio das Pérolas.
- Projeto Name: If Factory
- Localização: Shenzhen, China
- Ano: 2020
- Cliente: Escritório de Obras Públicas do Distrito de Nanshan do Município de Shenzhen; Shenzhen Vanke Development Ltd.
- Área: 11.000 m2
- Programa: Escritórios
- Arquitetura: MVRDV
- Arquiteto responsável: Winy Maas
- Sócio: Wenchian Shi
- Equipe de projeto: Lorenzo Mattozzi, Guang Ruey Tan, Peter Chang, Cai Zheli, Echo Zhai, Pim Bangert, Elien Deceuninck, Daehee Suk, Monika Wiecha, Alberto Menozzi, Alexis Lode, Anamarija Vrzina, Enrica Perrot, Luca Beltrame, Michele Tavola, Hengwei Ji
- Visualizações: Antonio Coco, Pavlos Ventouris
- Director do MVRDV Ásia: Steven Smit
- Estratégia e desenvolvimento: Jammy Zhu
- Planejamento de projeto: Urban Research Institute of China Vanke; vaLue Design
- Colaboração em arquitetura: Shenzhen Bowan Architecture Design Institute
- Paisagismo: Yuanye Landscape Design
- Iluminaçãor: GD-Lighting Design
- Consultoria de fachada: PAG
- Interiores: Biaogao Design